Sobre

LANÇAMENTO DO PORTAL BUDDHISTA IBERO-AMERICANO

Em maio de 2014, por ocasião da XI Celebração do Dia de Vesak das Nações Unidas em Hanói, no Vietnã, representantes de organizações buddhistas ibero-americanas tiveram a oportunidade de se reunirem para expor suas experiências em seus distintos países.

Dessa reunião surgiu a ideia de unirmos esforços e criarmos sinergias para tornar nosso trabalho mais efetivo e oferecermos um serviço melhor a todos os ibero- americanos – de ambos os lados do Atlântico – em termos de aprendizagem, de conhecimento e de prática do Buddhismo, em favor da difusão do Dhamma com toda a riqueza das diversas tradições e escolas.

Nos últimos meses, uma equipe formada por pessoas e por organizações do Brasil, da Espanha, do México e da Venezuela e unida em torno do Venerável Bhikkhu U Nandisena tem trabalhado no que, esperamos, venha a ser um portal de referência, na internet, do Buddhismo ibero-americano com publicações em espanhol e em português. Queremos que ele sirva como lugar de difusão e também como ponto de encontro, de modo que o trabalho resultante de várias contribuições seja aproveitado por todos. Ao nos referirmos a todos, queremos convidar as organizações buddhistas ibero-americanas a participarem desse ambicioso projeto. Somente com essa ajuda, construiremos um portal web verdadeiramente.

O PORTAL BUDDHISTA nasce num momento especialmente oportuno, em que o Buddhismo experimenta um nítido crescimento em nossa sociedade ocidental. Mas esse crescimento evidencia necessidades que assumimos como obrigações:

– esclarecermos os muitos erros conceituais que surgiram a respeito do Buddhismo nos últimos tempos em nossos países;
– proporcionarmos fontes de conhecimento e de estudo para a correta difusão do Dhamma, fazendo uma exigente seleção bibliográfica;
– propormos um ponto de vista buddhista ibero-americano, clamando, assim, nossa posição no panorama buddhista mundial, hoje em dia majoritariamente asiático;
– informarmos e difundirmos as diferentes iniciativas em nosso âmbito geográfico;
– possibilitarmos que organizações menores ou com menos recursos tenham um website para difusão de seu trabalho.

O PORTAL BUDDHISTA está desenhado para que cada item seja identificado mediante uma busca sistematizada, respondendo às necessidades de cada usuário. Ele poderá crescer, adaptando-se às necessidades ou às iniciativas apresentadas pelos participantes.

No entanto, não queremos que ele se transforme numa organização ou numa federação, mas que seja um ponto de referência formativa e informativa à disposição das organizações ibero-americanas.

A data de lançamento está prevista para o próximo mês de agosto de 2016.

Para acesso: www.portalbuddhista.net.